segunda-feira, 24 de maio de 2010

o rapaz do pijama às riscas de John Boyne


titulo em português: O rapaz do pijama às riscas;
Titulo original: The boy in the striped pyjamas;
escritor: John Boyne;
Resumo: O rapaz do pijama às riscas conta-nos a história de Bruno um rapaz alemão de 9 anos, que de repente tem de sair da sua confortável casa em Berlim para ir para uma casa horrível em Acho-Vil, sem os seus três amigos, só podia brincar com a Gretel, a sua irmã que, segundo ele era um caso perdido.
No primeiro dia Bruno vê da janela do seu quarto “uma quinta”( um campo de concentração) cheio de crianças e adultos. Bruno adorava explorar por isso, decidiu ir ver a quinta e falar com as crianças de lá, e é aí que encontra Shmuel, um rapaz de também nove anos de pijama às riscas, e assim se trava um amizade entre dois rapazes onde uma cerca dividi-os.
Certo dia o pai de Bruno diz-lhe que ele, a mãe e a Gretel vão voltar para a casa de Berlim, e Bruno não quer porque, isso significa separar-se do Shmuel, então vai contar que vai voltar para Berlim e Shmuel conta-lhe que o seu pai desapareceu. Bruno diz-lhe que na próxima manhã antes de partir vai ter com ele, passa para o outro lado da vedação e ajuda-o a encontrar o pai, assim seria a sua última aventura.
E assim foi, mas quando Bruno estava a preparar-se para ir para casa, chegam os guardas e mandam-nos para uma câmara de gás, que segundo o Bruno era uma sala quente para as pessoas se abrigarem da chuva (isto é para verem até onde vai a inocência de Bruno).
No final o narrador diz-nos que nunca mais ninguém ouviu falar do Bruno (aqui está um exemplo de um belo eufemismo xD)…
Agora também há a adaptação em filme, que na minha opinião está bastante real, e fiel ao livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário